BlackTDN Search

domingo, 20 de novembro de 2011

Protheus :: Advpl :: SetOnExit :: Definindo a função a ser Executada na saída do sistema

Respondendo ao questionamento de João:

“boa tarde, existe algum ponto de entrada na saída do modulo, como tem o PE sigafat, tem algum na saída dele e dos outros módulos?

att
João”

Podemos usar SetOnExit para definir a função a ser executada no encerramento do Protheus. A NDJLIB004 que define os Pontos de Entrada Genéricos dos Módulos do sistema  e define, também, a função de saída. Um fragmento seria:

image

Irá definir a função a ser executada quando da saída do sistema.

image

image

SetOnExist, infelizmente, só funciona na Interface SDI. Mas, se observar o código fizemos um tratamento específico para verificar a finalização do sistema para MDI também e para a Saída do sistema por um “Erro Abrupto”. MySetOnExit faz isso.

image

Trata a finalização do sistema quando MDI e;

image

Trata a finalização do sistema por um “Erro Abrupto”.

Qual a idéia? Considerando que a NDJLIB004 define os Pontos de Entrada Genérico de “Todos” os Módulos do Sistema, uso-a, em conjunto com a função “InitSystem” para padronizar as “Entradas” e a “Saídas” customizadas. Todos os Módulos, em seu “Ponto de Entrada Genérico” irão passar pela InitSystem. Observe o fragmento de código abaixo:

image

Ele define o Ponto de Entrada para o Módulo SIGACOM. A única coisa que ele irá fazer é:

  1. Executar a InitSystem e;
  2. Verificar se existe um programa de nome U_SIGACOM e executar a função Static SIGACOM. Como se fosse o Ponto de Entrada do Ponto de Entrada

Dessa forma, tenho uma padronização para Toda Entrada/Saída do sistema, mantenho o controle de Todos os Pontos de Entrada Genéricos e padronizo a execução dos mesmos.

Voltando a SetOnExit. No nosso exemplo, ela define a função de Usuário U_Final como função “Customizada” para tratamento da Finalização do Sistema. Para obter os “Parâmetros Formais” da SetOnExit utilize a função GetFuncPrm(“SetOnExit”). GetFuncPrm irá retornar um Array com os Parâmetros formais da função. Use-a para obter os “Parâmetros Formais” de qualquer função em Advpl.

Usando “Watchs” no devStudio…

image

ou… TVarInfo

image

image

A Função “Customizada” para tratamento da “Finalização do Sistema” Definida na SetOnExit ou no Tratamento para MDI.

image

[]s

иαldσ dj

3 comentários:

  1. boa tarde! abrindo o protheus chamando diretamente o modulo (SIGAFAT) por exemplo a função User Function SIGAFAT() funciona perfeitamente, no teu exemplo vc mostra executando algo quando sair do sistema utilizando MDI, mas na inicialização como chamar alguma rotina, tipo: preciso que quando o usuario entrar no modulo SIGAMDI, verificar se o programa escolhido é o SIGAFAT por exemplo e rodar uma rotina, tem como fazer isso?

    ResponderExcluir
  2. Naldo, boa tarde!

    Me de uma ajuda, estou precisando executar uma função quando logo no sistema. Existe o ponto de entrada AfterLogin, que só funciona com sigaadv. Conhece alguma forma de assim que logar e entrar em algum modulo exiba uma aviso?


    Atenciosamente,
    Henry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Utilize os Pontos de Entrada Genérico dos Módulos.
      Veja a Definição em: http://www.blacktdn.com.br/2008/12/protheus-estudo-de-caso-ii-log-sxp.html
      Veja exemplo em: https://github.com/NaldoDj/BlackTDN/blob/master/templates/NDJLib/ndjlib004.prg
      Outro Exemplo: http://www.blacktdn.com.br/2011/11/respondendo-ao-questionamento-de-joao.html

      Excluir