BlackTDN Search

sábado, 29 de novembro de 2008

Protheus :: Estudo de Caso I (Threads)

No artigo anterior: Protheus :: Variáveis Globais, Threads e outros bichos fiz referência à função StartJob(). É essa função que nos possibilita criar Threads no Protheus. Seus parâmetros são:

cFunction -> Function ou Procedure a ser executada;

cEnvironment -> Ambiente (configurado no .ini do server Protheus) que será utilizado para a execução da Function ou Procedure;

lWait -> Se deverá aguardar ou não o retorno da Thread. True (.T.) faz com que StartJob desvie as instruções para a Function que está sendo passada como parâmetro e aguarde a Finalização da Thread. False (.F.) faz com que uma nova Thread seja criada, com a chamada à função ou Procedimento, mas não agurada o seu retorno.

Os demais correspontem a lista de parâmetros a serem enviados para a Função ou Procedimento a ser executado.

No nosso Estudo de Caso de hoje, mostrarei como importar tabelas usando várias Threads. O código surgiu de uma necessidade de transferir dados que estavam armazenados em Oracle, em uma versão do protheus, para uma base em PostGres em outra versão do Protheus.

Considerando que a estrutura do Dicionário de Dados (SX3) e, consequentemente, das tabelas eram diferentes entre uma versão e outra, e que não seria possível utilizar a importação através do APSDU/MPSDU, foi necessário criar uma nova aplicação para esse fim. Só que ela teria que ter algo a mais que o SDU, o SDU importa uma tabela por vez, e para importar cinco ou seis tabelas seria necessário abrir cinco ou seis intâncias do SDU. É ai que entra a função StartJob().

O Código u_TcLinkData.prg nos mostra como fazer isso. A sua utilização é bem simples, conforme demonstrado nas figuras abaixo:

Estando no Ambiente para o qual deseja importar os dados Digite u_TcLinkData


Selecione a Empresa para qual as Tabela serão importadas


Informe os Dados com a Conexão ao TopConnect de Origem dos Dados


Se desejar "Filtrar" as Tabelas a serem Importadas, clique em "sim"
(caso contrário todas as tabelas do SX2 serão disponibilizadas para Importação)


Se Optou por filtrar as Tabelas, monte a expressão do Filtro.


Se Optar por selecionar as Tabelas a serem Exportadas


Selecione-as


Se Desejar apenas as Tabelas com Dados, clique em "sim"


Se existir a Tabela no Destino e desejar sobrescrever, clique em "Sim"


Aguarde pela Finalização das Threads Pendentes


E o Processo terá se concluido e Todas as Threads Finalizadas


Atenção para o número de Threads em execução, poderá comprometer a performance e as licenças do Protheus. Observe que no cabeçalho do programa a seguinte constante é definida: #DEFINE __nMAX_THREADS__ 6, de forma a limitar o número de Threads em seis. Ou seja, mesmo que tenhamos selecionado mais de seis Tabelas a serem importadas, enquanto existirem seis Threads em execução as demais ficarão aguardando a liberaçao de Threads.

Um comentário:

  1. Naldo,

    estou tentando implementar multi thread em um programa, mas aparentemente a função startjob não executa a rotina...

    eu tenho que ter a função que será executada no startjob cadastrada no meu schedule?

    obrigado

    ResponderExcluir