BlackTDN Search

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Sudoku :: Tutorial

A idéia de escrever esse "Tutorial" do Sudoku surgiu assim que resolvi publicar algumas dicas sobre o sistema Protheus da Totvs/Microsiga.
 
Considerando que a uns 3 anos atrás escrevi, usando Advpl (Acrônimo de Advanced Protheus Language), uma versão do "game" Sudoku, esse breve tutorial servirá como referência do programa que disponibilizarei para "download".
 
Não quero aqui esgotar o assunto sobre o tema pois existem vários tutoriais disponíveis na web, mais interessantes e muito mais bem escritos, bastando digitar Sudoku no google que +ou- 53.600.000 de resultados aparecerão.
 
A idéia base é utilizar este como trampolim para os próximos artigos uma vez que o código fonte do sudoku possui várias características interessantes que são merecedoras de um novo artigo, por exemplo: Compilação Condicional, Threads, Variáveis Globais dentre outras.

Vamos ao Tutorial.

Para joga-lo faz-se necessário ter o protheus, versão 10 ou superior instalado e ter baixado e compilado o programa u_sudoku.prg

A tela de entrada do jogo é a mesma dos módulos do Protheus, então informe "programa inicial" u_sudoku, o tipo de comunicação entre o Client do Protheus e o Protheus Server, no meu caso TCP, e o ambiente em que o jogo foi compilado, no meu caso "games".


Ao iniciar o jogo escolha o nível de dificuldade, Iniciante, Intermediário ou Avançado. A diferença entre os níveis é a quantidade de casas que serão automaticamente preenchidas e na disposição dos números. E se deverá utilizar as configurações aqui definidas nas próximas partidas.


Clique nesse botão ou pressione simultaneamente CTRL-O para começar o jogo.
E eis que surge a tela do jogo. A tela abaixo representa o ambiente do jogo com a característica de um jogo de fácil solução.


Sudoku
Os botões situados à esquerda da barra superior (figura abaixo)

Tem as seguintes ações:

Novo Jogo

 

Preencher Números


Parâmetros


Ok (Verificar Jogo)


Sair


Ajuda (link para este tutorial)

 

As regras do jogo: O Sudoku ou Su Doku é um quebra-cabeça numérico.
 
Os números devem ser dispostos logicamente de forma a completar todos os quadrados utilizando-se a seqüencia numérica de 1 a 9 que deve completar todos as coordenadas horizontal e verticalmente bem como os quadrados menores que compõe o quadrado maior.
 
Nenhum número poderá ser repetido quando: ao ser utilizado em uma determinada coordenada horizontal não poderá ser usado na mesma linha verticalmente e vice-versa.

Bom Divertimento. No próximo artigo utilizarei esse programa para escrever sobre algumas características interessantes do Protheus utilizando Advpl.

Para maiores detalhes sobre as regras do jogo consulte: Wikipédia ou Sudoku OnLine - Aprenda a Jogar


Nenhum comentário:

Postar um comentário