Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

🚀 Oferecendo Serviços Remotos de Desenvolvedor AdvPL e Mais 🖥️

🚀 Oferecendo Serviços Remotos de Desenvolvedor AdvPL e Mais 🖥️ Olá pessoal, Espero que este post encontre todos vocês bem! É com grande entusiasmo que compartilho que estou expandindo meus serviços como Desenvolvedor AdvPL para novos desafios e colaborações. Com mais de duas décadas de experiência sólida, minha jornada profissional tem sido enriquecedora, com a oportunidade de participar de projetos empolgantes ao longo dos anos. Agora, estou ansioso para trazer minha experiência e habilidades para novas equipes e projetos, trabalhando de forma remota. Minha expertise abrange não apenas AdvPL, mas também outras tecnologias-chave, incluindo JS, SQL, Infraestrutura e Otimização de Processos. Acredito que essa combinação de conhecimentos me permite oferecer soluções abrangentes e eficazes para uma variedade de necessidades de desenvolvimento. Acredito que a tecnologia tem o poder de transformar negócios e impulsionar o sucesso, e estou comprometido em ajudar meus clientes a alcançar seu

Sudoku :: Tutorial

A idéia de escrever esse "Tutorial" do Sudoku surgiu assim que resolvi publicar algumas dicas sobre o sistema Protheus da Totvs/Microsiga.
 
Considerando que a uns 3 anos atrás escrevi, usando Advpl (Acrônimo de Advanced Protheus Language), uma versão do "game" Sudoku, esse breve tutorial servirá como referência do programa que disponibilizarei para "download".
 
Não quero aqui esgotar o assunto sobre o tema pois existem vários tutoriais disponíveis na web, mais interessantes e muito mais bem escritos, bastando digitar Sudoku no google que +ou- 53.600.000 de resultados aparecerão.
 
A idéia base é utilizar este como trampolim para os próximos artigos uma vez que o código fonte do sudoku possui várias características interessantes que são merecedoras de um novo artigo, por exemplo: Compilação Condicional, Threads, Variáveis Globais dentre outras.

Vamos ao Tutorial.

Para joga-lo faz-se necessário ter o protheus, versão 10 ou superior instalado e ter baixado e compilado o programa u_sudoku.prg

A tela de entrada do jogo é a mesma dos módulos do Protheus, então informe "programa inicial" u_sudoku, o tipo de comunicação entre o Client do Protheus e o Protheus Server, no meu caso TCP, e o ambiente em que o jogo foi compilado, no meu caso "games".


Ao iniciar o jogo escolha o nível de dificuldade, Iniciante, Intermediário ou Avançado. A diferença entre os níveis é a quantidade de casas que serão automaticamente preenchidas e na disposição dos números. E se deverá utilizar as configurações aqui definidas nas próximas partidas.


Clique nesse botão ou pressione simultaneamente CTRL-O para começar o jogo.
E eis que surge a tela do jogo. A tela abaixo representa o ambiente do jogo com a característica de um jogo de fácil solução.


Sudoku
Os botões situados à esquerda da barra superior (figura abaixo)

Tem as seguintes ações:

Novo Jogo

 

Preencher Números


Parâmetros


Ok (Verificar Jogo)


Sair


Ajuda (link para este tutorial)

 

As regras do jogo: O Sudoku ou Su Doku é um quebra-cabeça numérico.
 
Os números devem ser dispostos logicamente de forma a completar todos os quadrados utilizando-se a seqüencia numérica de 1 a 9 que deve completar todos as coordenadas horizontal e verticalmente bem como os quadrados menores que compõe o quadrado maior.
 
Nenhum número poderá ser repetido quando: ao ser utilizado em uma determinada coordenada horizontal não poderá ser usado na mesma linha verticalmente e vice-versa.

Bom Divertimento. No próximo artigo utilizarei esse programa para escrever sobre algumas características interessantes do Protheus utilizando Advpl.

Para maiores detalhes sobre as regras do jogo consulte: Wikipédia ou Sudoku OnLine - Aprenda a Jogar


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BlackTDN :: RLeg ~ Desvendando a Função ParamBox

Para quem precisar desenvolver uma interface de entrada de dados, coisa rápida, e não quer ter aquele trabalhão danado que todos já sabemos, o Protheus tem uma função que ajuda muito, é uma interface semelhante a função Pergunte, porém com muito mais opção de objeto de entrada de dados, alias até colocar o scrollbox desta interface com todos os objetos em outra MsDialog ou Wizard é simples. Vejam o exemplo abaixo, boa sorte! Rleg. //---------------------------------------------------------- // Função exemplo utilizando a função ParamBox() //---------------------------------------------------------- User Function xParamBox() Local aRet := {} Local aParamBox := {} Local aCombo := {"Janeiro","Fevereiro","Março","Abril","Maio","Junho","Julho","Agosto","Setembro","Outubro","Novembro","Dezembro"} Local i := 0 Private cCadastro := "xParambox" // ---------------

BlackTDN :: Customizando a interface de Login no Protheus e by You

A publicação “ BlackTDN :: By You e sua nova tela de login ”  de nosso amigo OBona deu o que falar e, em função disso, esse que a muito não vos escreve resolveu criar uma versão onde será possível personalizar, “por completo”, a tela de login no Protheus/by You. Considerando que OBona já havia “mapeado, identificado e customizado” as imagens peguei-as emprestadas para o exemplo que se segue: O primeiro passo para a customização “total” da interface de login do Protheus/by You será implementar o “Ponto de Entrada” ChgPrDir (Diretório de impressão) . Usaremos esse PE juntamente como programa U_FindMsObject.prg (apresentado pela primeira vez em: Protheus :: ADVPL : The Container : Presents Pandora's box ). Diferente do exemplo proposto por OBona, que substitui, durante o processo de compilação, as imagens padrões do sistema (excluindo-as) por imagens customizadas (com o mesmo nome) este novo exemplo mantém, no RPO, as imagens padrões adicionando novas imagens customizadas que serã

Protheus :: Chamando Funções do Menu Diretamente e sem a Necessidade de Login

Ferne$ perguntou: "...é possível abrir alguma rotina do sistema sem solicitar login ao usuário, como por exemplo a rotina MATA010..." Sim Ferne$, é possível sim. Abaixo um Exemplo para a Chamada à função MATA010 sem a necessidade de Login no sistema. #INCLUDE "PROTHEUS.CH" #INCLUDE "TBICONN.CH" /*/ Funcao: MATA010Ex Data: 30/04/2011 Autor: Marinaldo de Jesus Descricao: Executar a Funcao MATA010 diretamente sem a necessidade de LOGIN no Protheus Sintaxe: 1 ) U_MATA010Ex ( Chamada diretamente na Tela de Entrada do Sistema ) ; ou 2 ) totvsclient.exe -q -p=u_MATA010Ex -a=01;01 -c=rnp_local -e=rnp -m -l ( Chamada Via Linha de Comando ) /*/ User Function MATA010Ex( cEmpFil ) Local aEmpFil Local bWindowInit := { || __Execute( "MATA010()" , "xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx" , "MATA010" , "SIGAFAT" , "SIGAFAT", 1 , .T. ) } Local cEmp Local cFil Local cMod Local cModName := "SIGAFAT" DEFA