A idéia de escrever esse "Tutorial" do Sudoku surgiu assim que resolvi publicar algumas dicas sobre o sistema Protheus da Totvs/Microsiga.
Considerando que a uns 3 anos atrás escrevi, usando
Advpl (
Acrônimo de
Advanced Protheus Language), uma versão do "game"
Sudoku, esse breve tutorial servirá como referência do programa que
disponibilizarei para "
download".
Não quero aqui esgotar o assunto sobre o tema pois existem vários tutoriais disponíveis na web, mais interessantes e muito mais bem escritos, bastando digitar Sudoku no google que +ou- 53.600.000 de resultados aparecerão.
A idéia base é utilizar este como trampolim para os próximos artigos uma vez que o
código fonte do sudoku possui várias características interessantes que são merecedoras de um novo artigo, por exemplo: Compilação Condicional, Threads, Variáveis Globais dentre outras.
Vamos ao Tutorial.
Para joga-lo faz-se necessário ter o
protheus, versão 10 ou superior instalado e ter baixado e compilado o programa
u_sudoku.prg A tela de entrada do jogo é a mesma dos módulos do Protheus, então informe "programa inicial" u_sudoku, o tipo de comunicação entre o Client do Protheus e o Protheus Server, no meu caso TCP, e o ambiente em que o jogo foi compilado, no meu caso "games".
Ao iniciar o jogo escolha o nível de dificuldade, Iniciante, Intermediário ou Avançado. A diferença entre os níveis é a quantidade de casas que serão automaticamente preenchidas e na disposição dos números. E se deverá utilizar as configurações aqui definidas nas próximas partidas.
Clique nesse botão ou pressione simultaneamente
CTRL-O
para começar o jogo. E eis que surge a tela do jogo. A tela abaixo representa o ambiente do jogo com a característica de um jogo de fácil solução.
Os botões situados à esquerda da barra superior (figura abaixo)
Tem as seguintes ações:
Novo Jogo
Preencher Números
Parâmetros
Ok (Verificar Jogo)
Sair
Ajuda (link para este tutorial)
As regras do jogo: O Sudoku ou Su Doku é um quebra-cabeça numérico.
Os números devem ser dispostos logicamente de forma a completar todos os quadrados utilizando-se a seqüencia numérica de 1 a 9 que deve completar todos as coordenadas horizontal e verticalmente bem como os quadrados menores que compõe o quadrado maior.
Nenhum número poderá ser repetido quando: ao ser utilizado em uma determinada coordenada horizontal não poderá ser usado na mesma linha verticalmente e vice-versa.
Bom Divertimento. No próximo artigo utilizarei esse programa para escrever sobre algumas características interessantes do Protheus utilizando Advpl.
Comentários
Postar um comentário