BlackTDN Search

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Protheus :: Programação Básica em Advpl “Combo VI”

Variáveis:

No Advpl, as regras para a nomeação de identificadores são parecidas com as das linguagens típicas de computadores. A nomeação poderá ser iniciada com uma letra ou um caractere de sublinhado e poderão conter letras, sublinhados e dígitos. Para manter compatibilidade com o “legado” foi mantida a limitação de dez primeiros caracteres como significativos. Por isso, deve-se ter muito cuidado com nomes extensos. Se for utilizar nomes extensos lembre-se que atualmente apenas os dez primeiros caracteres serão considerados mas, se declarar uma variável com nome extenso, utilize-a da forma como foi declarada para que, se um dia a limitação de dez caracteres foi modificada, não seja necessário estar modificando os programas.

A restrição em dez caracteres pode ser fonte de defeitos ardilosos. Por exemplo, as seguintes variáveis:

cSNome_do_Pai
cSNome_do_Avo

Serão consideradas idênticas. A truncagem dos identificadores longos é conseqüência do tamanho fixo dos nomes nas tabelas mantidas pelo compilador e pelo pré-processador, portanto os nomes completos dos identificadores são passados sem alteração para o pré-processador. Tenha cuidado, esse tipo de erro é muito difícil de se depurar.

O estilo de codificação recomendada é usar letras maúsculas para destacar partes significativas de um identificador ao inves de usar sublinhados para serpará-las. Dessa forma será possível criar identificadores menores, sem afetar a legibilidade. Como em:

cSNomeDoPai
cSNomeDoAvo

Apesar dos identificadores acima terem mais de dez caracteres, os 10 mais significativos não são conflitantes. O primeiro será considerado como cSNomeDoPa e o segundo como cSNomeDoAv

Lembre-se: Somente os dez primeiros caracteres do nome de uma variável são significativos.

Uma variável tem os seguintes atributos:

Tipo
Tamanho
Duração
Visibilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário