BlackTDN Search

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Protheus :: AdvPl utilizando MVC

"A arquitetura Model-View-Controller ou MVC, como é mais conhecida, é um padrão de arquitetura de software que visa separar a lógica de negócio da lógica de apresentação, permitindo desenvolvimento, teste e manutenção isolados. Aqueles que já desenvolveram uma aplicação em AdvPL vão perceber, que justamente a diferença mais importante entre a forma de construir uma aplicação em MVC e a forma tradicional é essa separação, que permitirá usar a regra de negócio em aplicações que tenham ou não interfaces, como WebServices e aplicação automática e seu reuso em outras aplicações." (fonte tdn: AdvPl utilizando MVC)

Já não era sem tempo. O Protheus tinha que ter "nascido" MVC. A primeira vez que tive contato com MVC foi na AGIT INFORMÁTICA no curso de C++. Já trabalhava na Microsiga, e não entendia o porque do Protheus não usar esse padrão. Quando do advendo da "ExecAuto", fiquei pasmo com a MAIOR de todas as Gambiarras que já tiva visto no Protheus. MVC teria resolvido esse problema e seria a solução Perfeita.

Parabéns aos "Arquitetos e Engenheiros" da TOTVS que abriram os olhos e começam a tornar ADVPL uma linguagem mais profissional.

MVC é um conceito muito antigo. Seu primeiro esboço foi em 1979. (fonte: Wikpédia: MVC )

[]s
иαldσ dj

4 comentários:

  1. Parabens pelo post Naldo, depois que descobri que Advpl trabalha com conceito de Orientacao a Objetos jah comecei a utilizar MVC em projetos internos...
    Atualmente estamos com mais de 50 projetos todos utilizando MVC e Orientacao a Objetos em Advpl... :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Mas se possível queria um exemplo de como aplicar isso e se qual as vantagens...

    ResponderExcluir
  3. Paulinhu,

    As vantagens estão explicitas no manual de MVC disponibilizado pela TOTVS em:

    tdn :: Arquivo: AdvPl utilizando MVC :: http://tdn.totvs.com.br/kbm#110706

    []s
    иαldσ dj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo post, depois que conheci o BlackTDN melhorei bastante no desenvolvimento ADVPL!

      Uma coisa que senti falta na apostila da TOTVS "ADVPL utilizando MVC" foi explicar como trabalhar com a criação de classes e SQL próprios, é possível postar um exemplo prático, por exemplo, fazendo um SQL e utilizando seu resultset dentro do conceito de MVC e um exemplo criando uma classe própria (pode ser no melhor estilo Hello World! rsrs ou utilizando uma classe "Pessoa") e utilizando-a com MVC.

      Seria uma fonte muito boa pra muita gente com certeza!

      Obrigado e mais um vez, parabéns.

      Att,
      Renato de Bianchi
      Tecnólogo em Informática
      Desenvolvedor ADVPL

      Excluir