BlackTDN Search

sábado, 24 de março de 2012

BlackTDN :: Traduzindo texto utilizando Google Translate

Um dia me perguntaram se era possível utilizar o serviço do Google Translate para traduzir textos....
 
Realizei uma pesquisa rápida na internet e não encontrei nada do gênero...
 
Como não tive muito tempo, desenvolvi uma rotina simples utilizando a função HTTPGET, possibilitando resgatar o código HTML do google e com isso eu poderia tratar dentro do Protheus.

Aproveitei e desenvolvi uma Dialog com aparência semelhante ao do próprio Google Translate, utilizando o método SETCSS no botão de traduzir.

Realizei alguns testes de programador (testes sempre perfeitos e rápidos) e estou disponibilizando em: http://dl.dropbox.com/u/8503472/ADVPL/Translate.rar ou aqui




Esta rotina foi desenvolvida apenas para testes e aprendizado. Ela depende do resultado HTML do Google Translate, ou seja, se amanhã o Google resolver mudar a sua estrutura HTML esta rotina pode deixar de funcionar.

Abraço!

--
Vitor Emanuel Batista

6 comentários:

  1. Vitor,

    Seu código ficou Show de Bola.

    []s

    ResponderExcluir
  2. Vitão, que tal a expansão!?

    http://msdn.microsoft.com/en-us/library/dd576287.aspx

    ResponderExcluir
  3. Vitor, é possível recuperar GadGets do Google utilizando o seu exemplo?

    ResponderExcluir
  4. Se o gadgets estiver bem estruturado no html creio que de... Mas isso é algo bem "chumbado" e a confiabilidade pode ser bem baixa...
    De um exemplo na pratica que podemos ver..

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, em primeiro lugar, obrigado pela resposta.

      Mas imagine o seguinte cenário: Uma pequena empresa que possui conta de e-mail do google, onde compartilha entre seus colaboradores documentos através do Google Docs e Tarefas e compromissos através do Google Calendar e, por fim, comunicadores (talk ou o GadGet Chat). A idéia e poder recuperar, compartilhar e atualizar essas informações, através de GadGets diretamente pela aplicação protheus seria possível? Fazendo uma pesquisa rápida na net vi que o Lotus Notes consegue fazer isso (http://www.cio.com/article/474419/Using_Google_Gadgets_as_Free_Lotus_Notes_Plug_ins).

      Excluir