Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

BlackTDN :: Autenticação 2FA para Usuário Root no WSL

--- # naldodj-wsl-2FA ## Autenticação 2FA para Usuário Root no WSL ### Introdução O Windows Subsystem for Linux (WSL) é uma ferramenta poderosa que permite aos desenvolvedores executar um ambiente Linux diretamente no Windows. No entanto, a segurança é uma preocupação importante, especialmente quando se trata de acessar o usuário root. Neste post, vamos mostrar como configurar a autenticação de dois fatores (2FA) para o usuário root ao acessar o WSL, garantindo uma camada adicional de segurança. ### Objetivo Vamos configurar um script de login que valida a senha do root e usa autenticação 2FA baseada em Time-based One-Time Password (TOTP), usando ferramentas comuns como `openssl`, `oathtool`, e `perl`. ### Passo 1: Instalar as Ferramentas Necessárias Primeiro, precisamos garantir que temos todas as ferramentas necessárias instaladas. Isso inclui `openssl`, `oathtool`, e `perl`. ```bash sudo apt-get update sudo apt-get install openssl oathtool perl ``` Para os scripts em Lua.

Protheus :: Programação Básica em Advpl “Combo XXXVIII”

Processando Array com aEval():

aEval() é uma “internal function” que é utilizada para processar variáveis do tipo Array. Em sua forma mais simples usa dois parâmetros, um Array e um bloco de codificação. aEval() simplesmente faz um Loop em cada elemento do Array, passando um de cada vez, como um parâmetro para o Bloco de Codificação. Se o Array contém 5 elementos, aEval() avalia o bloco 5 vezes. Como exemplo, a seguinte chamada a aEval() mostra no Console do Server cada elemento do Array.

Local aArray := {“Marinaldo”,“Paulo Lira”,“Paulo Martins”,“Sergio”,“Henry” }

aEval( aArray , { |cElem| ConOut( cElem ) } )

Observamos que aEval() está avaliando o bloco de codificação, passando um parâmetro por vez. Denominamos o parâmetro como cElem, mas ele pode ser atribuído com qualquer nome.

aEval() é, realmente, uma função muito simples. Poderíamos até criar a nossa. Por exemplo:

User Function aEval( aArray , bEval )

Local nLoop
Local nLoops

nLoops := Len( aArray )
For nLoop := 1 To nLoops
Eval( bEval , aArray[ nLoop ] )
Next nLoop

Return( NIL )

E se usarmos a nossa função para processar um array teríamos o mesmo resultado de aEval().

Local aArray := {“Marinaldo”,“Paulo Lira”,“Paulo Martins”,“Sergio”,“Henry” }

U_aEval( aArray , { |cElem| ConOut( cElem ) } )

Na prática usaremos a função interna ( bem mais rápida ), mas tivemos uma idéia de como ela pode ser implementada em Advpl.

Comentários

Postagens mais visitadas