Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

BlackTDN :: Autenticação 2FA para Usuário Root no WSL

--- # naldodj-wsl-2FA ## Autenticação 2FA para Usuário Root no WSL ### Introdução O Windows Subsystem for Linux (WSL) é uma ferramenta poderosa que permite aos desenvolvedores executar um ambiente Linux diretamente no Windows. No entanto, a segurança é uma preocupação importante, especialmente quando se trata de acessar o usuário root. Neste post, vamos mostrar como configurar a autenticação de dois fatores (2FA) para o usuário root ao acessar o WSL, garantindo uma camada adicional de segurança. ### Objetivo Vamos configurar um script de login que valida a senha do root e usa autenticação 2FA baseada em Time-based One-Time Password (TOTP), usando ferramentas comuns como `openssl`, `oathtool`, e `perl`. ### Passo 1: Instalar as Ferramentas Necessárias Primeiro, precisamos garantir que temos todas as ferramentas necessárias instaladas. Isso inclui `openssl`, `oathtool`, e `perl`. ```bash sudo apt-get update sudo apt-get install openssl oathtool perl ``` Para os scripts em Lua.

Protheus :: Programação Básica em Advpl “Combo XII”

Operadores Unários:

O Advpl suporta um sinal negativo ( o chamado operador unário). Ele tem a maior prioridade entre os operadores aritméticos. Por Exemplo:

  • - 1 + 2
  • resulta 1 e não -3.
O Advpl suporta os operadores de incrementos e decrementos unários ++ e --. O Operador ++ acrescenta 1 a seu operando, -- subtrai 1. Ambos têm parceiros nas instruções regulares de atribuições. Exemplo:

nContador++ é idêntico a nContador := nContador + 1

Entretanto, a vantagem desses operadores unários é o fato de serem concisos e de poderem ser utilizados para deferir a operação até depois de processado o valor. Por Exemplo, para carregar um array de campo CPnome de cada registro de um banco de dados chamado Alunos, poderíamos escrever:

Local acPNomes
Local nContador := 1

Use Alunos

acPNomes := Array( RecCount() )
While ( Alunos )->( !Eof() )
acPNomes[ nContador++ ] := ( Alunos )->CPNOME
( Alunos )->( dbSkip() )
End While

O Subscrito do array usa o valor de nContador, depois acrescenta 1. Dizemos que o ++, neste caso, é um operador pós-determinado. Você pode usá-lo como um operador de prefixos, em cujo caso o valor será incrementado ANTES de ser usado. Por exemplo, a codificação anterior deixa o nContador com um valor superior em 1 unidade ao número de registros processados. Para deixá-lo com o valor real, poderíamos escrever:

Local acPNomes
Local nContador := 0

Use Alunos

acPNomes := Array( RecCount() )
While ( Alunos )->( !Eof() )
acPNomes[ ++nContador] := ( Alunos )->CPNOME
( Alunos )->( dbSkip() )
End While

No modo de prefixo, o computador aplica o incremento antes de usar o valor.

Comentários

Postagens mais visitadas