Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

BlackTDN :: Implementando Funções de Criptografia com "Nós" e "Trançados"

_Créditos da imagem: Gerada com auxílio do ChatGPT_ # Implementando Funções de Criptografia com "Nós" e "Trançados" A criptografia é um dos campos mais fascinantes da ciência da computação. Recentemente, no projeto experimental [Braided Encryption Message](https://github.com/naldodj/naldodj-braided_encryption_message), explorei como conceitos de "nós" e "trançados" podem ser aplicados na criação de algoritmos de criptografia. Este projeto, embora básico, é uma experiência rica para aprender mais sobre a implementação de funções criptográficas e algumas curiosidades relacionadas ao tema. ## Visão Geral do Projeto O repositório contém duas peças fundamentais: 1. [Arquivo C - `c_braided_encryption_message.c`](https://raw.githubusercontent.com/naldodj/naldodj-braided_encryption_message/refs/heads/main/src/c_braided_encryption_message.c): Implementa funções de criptografia em baixo nível, manipulando diretamente a estrutura dos dados para "

Protheus :: Programação Básica em Advpl “Combo X”

Variáveis Numéricas:

O Advpl, na leitura de uma variável numérica, atribui, automaticamente, dez posições antes da casa decimal, a despeito do seu tamanho atual. Portanto, esse tamanho é passível de ser aumentado. Já em relação ao número de posições depois do ponto decimal é determinado quando você o atribui a ela. Assim, se para montar um Get, tivermos o seguinte bloco de programa:

Local nValor := 15.1270

@ 10 , 10 Say “Digite um novo valor:” Get nValor

nValor terá 4 posições após o ponto decimal e duas posições antes do ponto decimal ( conforme valor atribuído à variável ); portanto o Get usa 7 colunas da tela: 2 para antes do ponto decimal, uma para o próprio ponto decimal e quatro depois dele. Ao inicializar variáveis numéricas para uso em um Get, certifique-se de atribuir a elas o número correto de casas decimais ou utilize picture como em:

Local nValor := 15.12

@ 10 , 10 Say “Digite um novo valor:” Get nValor Picture @R 999.99999

Apesar de nValor ter sido declarado como tendo apenas 2 posições após o ponto decimal e ele ainda possuir dez posições antes do ponto, ao delimitarmos a digitação da informação definindo a Picture teremos ( para digitação ): 3 posições antes do ponto decimal, 5 posições após o ponto decimal ( além do próprio ponto ) totalizando 9 o número de colunas no Get para a visualização e manutenção do valor.

Obs.: Ao contrário das variáveis do Tipo Array e Caractere, que utilizam a função Len() para retornar o seus tamanhos, em AdvPl não existe função ou operador que retorne o tamanho de uma variável do tipo numérica. Mas nada impede de que ela seja desenvolvida pelo próprio usuário do sistema.

Comentários

Postagens mais visitadas