Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

BlackTDN :: Autenticação 2FA para Usuário Root no WSL

--- # naldodj-wsl-2FA ## Autenticação 2FA para Usuário Root no WSL ### Introdução O Windows Subsystem for Linux (WSL) é uma ferramenta poderosa que permite aos desenvolvedores executar um ambiente Linux diretamente no Windows. No entanto, a segurança é uma preocupação importante, especialmente quando se trata de acessar o usuário root. Neste post, vamos mostrar como configurar a autenticação de dois fatores (2FA) para o usuário root ao acessar o WSL, garantindo uma camada adicional de segurança. ### Objetivo Vamos configurar um script de login que valida a senha do root e usa autenticação 2FA baseada em Time-based One-Time Password (TOTP), usando ferramentas comuns como `openssl`, `oathtool`, e `perl`. ### Passo 1: Instalar as Ferramentas Necessárias Primeiro, precisamos garantir que temos todas as ferramentas necessárias instaladas. Isso inclui `openssl`, `oathtool`, e `perl`. ```bash sudo apt-get update sudo apt-get install openssl oathtool perl ``` Para os scripts em Lua.

Protheus :: Programação Básica em Advpl “Combo XXVII”

Instruções de Declarações:

Uma instrução de declaração é uma instrução para um compilador. Neste seção estamos interessados nas seguintes declarações:

LOCAL
PRIVATE
PUBLIC
STATIC

LOCAL, PRIVATE, PUBLIC e STATIC declaram variáveis.

Obs.: Para evitar ambigüidade entre campos e variáveis Private com o mesmo nome é recomendado a prefixação da variável Private com M->[Nome da Variável ] para identificar que é uma variável de memória e/ou prefixar o campo com o respectivo Alias usando o operador -> como em: [Alias]->[ Campo da Tabela ]. Obs.: Melhor do que declarar uma variável com o Mesmo nome do campo é declarar a variável utilizando a notação Húngara Modificada onde as variáveis são prefixadas com a letra minúscula correspondente ao seu tipo ( Em Inglês ).

Tipo: Exemplo:

"N"umeric nNumber "C"haracter cChar
"B"lock bBlock
"D"ate dDate
"L"ogic lOk
"O"ject oObj
"U"ndefined uVar

Lembrando que em Advpl as Variáveis não são prototipadas o tipo da variável só será conhecido apos a atribuição de algum valor a ela e que para testar o tipo podemos utilizar as funções ValType( ) ou Type( ). Onde: ValType avalia o conteúdo da variável passada como parâmetro para verificar o seu tipo, e Type(), primeiro, "macro-executa" a variável para obter seu conteúdo e de pois o avalia. Sendo assim, para usar a função Type() é necessário que a variável seja do Tipo Private ou Public

Comentários

Postagens mais visitadas