Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

BlackTDN :: Autenticação 2FA para Usuário Root no WSL

--- # naldodj-wsl-2FA ## Autenticação 2FA para Usuário Root no WSL ### Introdução O Windows Subsystem for Linux (WSL) é uma ferramenta poderosa que permite aos desenvolvedores executar um ambiente Linux diretamente no Windows. No entanto, a segurança é uma preocupação importante, especialmente quando se trata de acessar o usuário root. Neste post, vamos mostrar como configurar a autenticação de dois fatores (2FA) para o usuário root ao acessar o WSL, garantindo uma camada adicional de segurança. ### Objetivo Vamos configurar um script de login que valida a senha do root e usa autenticação 2FA baseada em Time-based One-Time Password (TOTP), usando ferramentas comuns como `openssl`, `oathtool`, e `perl`. ### Passo 1: Instalar as Ferramentas Necessárias Primeiro, precisamos garantir que temos todas as ferramentas necessárias instaladas. Isso inclui `openssl`, `oathtool`, e `perl`. ```bash sudo apt-get update sudo apt-get install openssl oathtool perl ``` Para os scripts em Lua.

Protheus :: Função: XmlFVldSch - Executa a validação de um arquivo XML com relação a um arquivo XSD (Schema).

Outro dia publiquei uma forma de validação do arquivo XML com o seu respectivo XSD (schema) utilizando um script em PowerShell. Mas, ao consultar o "Developer Network" da totvs, encontrei o seguinte material:

Função: XmlFVldSch

Executa a validação de um arquivo XML com relação a um arquivo XSD (Schema).
Sintaxe

XmlFVldSch ( cXMLPath, cSchemaPath, cError, cWarning )
Parâmetros

Nome: cXMLPath
Tipo: Caracter
Descrição: Indica o arquivo XML com o path que será validado.
Obrigatório: Sim
Nome: cSchemaPath
Tipo: Caracter
Descrição: Indica o arquivo XSD com o path para validação do arquivo XML.
Obrigatório: Sim

Nome: cError
Tipo: Caracter
Descrição: Caso ocorra algum erro durante a validação do arquivo XML, a variável será preenchida com a descrição do erro ocorrido.
Obrigatório: Sim
Nome: cWarning
Tipo: Caracter
Descrição: Caso ocorra algum alerta de 'warning' durante a validação do arquivo XML, a variável será preenchida com a descrição do 'warning' ocorrido.
Obrigatório: Sim

Retorno : Retorna verdadeiro (.T.) se o arquivo XML é válido. Caso contrário, retorna falso (.F.) se o arquivo XML não é válido.
Observações

XML - Sigla de Extensible Markup Language, o XML é uma linguagem baseada em tags semelhante ao HTML. Sua principal característica é a extensibilidade. Quem emite um documento XML pode criar tags personalizadas, que são definidas num documento anexo, que tem extensão XSD.
XSD - Sigla de XML Schema Definition. Arquivo associado a um documento XML que descreve e valida os dados no documento, permitindo a criação de tipos de dados personalizados e regras específicas para os mesmos.

Referencia: Totvs Developer Network
Sendo assim, já que a linguagem permite a validação do XML com o seu respectivo "Schema" XSD recomendo usar essa opção à outra.
E.T.: Cristian Regazzo, recomendo que consulte o Totvs Developer Network. Tem muita coisa boa lá e poderá te auxiliar muito.
[]s
иαldσ dj
...

Comentários

  1. Naldo, bom dia.

    Preciso ler o XML das notas de entrada e usando a tag de código do produto, procurar o meu código na minha SB1, incluir em nova tag este código no xml e salvá-lo novamente. Por acaso vc tem algo neste sentido?

    Abraços,
    MArcelo Souza

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas