Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

BlackTDN :: Como Criar Relatórios de Cotações com Dados Agrupados Usando SQL

img: DALL·E 2024-08-09 07.00.00 - A high-quality image showcasing a detailed SQL query being written in a code editor, such as VS Code, on a dark theme background. ... ## Como Criar Relatórios de Cotações com Dados Agrupados Usando SQL Quando trabalhamos com sistemas ERP e precisamos gerar relatórios de cotações que apresentam dados de múltiplos fornecedores, é comum encontrarmos a necessidade de pivotar registros que, originalmente, são apresentados de forma vertical. Isso é especialmente útil quando o objetivo é comparar preços ou condições de diferentes fornecedores para um mesmo produto em uma única linha do relatório. Neste artigo, vamos explorar uma abordagem para transformar registros verticais em colunas, facilitando a impressão de relatórios que consolidam informações de vários fornecedores em uma única linha. Vamos utilizar SQL com técnicas de pivotagem, e ao final, mostraremos como estender essa técnica para um número variável de fornecedores. ### Estrutura do Relatór

Protheus :: PowerShell e Script para validação do XML com o seu respectivo "schema" XSD.

Cristian Regazzo me "apurrinhou" um bocado para que eu publicasse um "post" sobre validação de "xml" usando o respectivo "schema xsd". Ele queria que eu fizesse isso em Advpl. Pensei um bocado e vi que levaria um bom tempo para implementar. Sendo assim, e graças à Google, achei um "script" em "Windows® PowerShell®" que faz essa validação "Validate Xml against XSD Schema". Peguei emprestado o código, fiz algumas adaptações. A diferenças básicas entre o "script" original e o alterado por mim são:
1 ) Parâmetros de Entrada

[string]$xmlFile -> Receberá o nome do arquivo xml para validação
[string]$xsdFile -> Receberá o nome do arquivo xsd com o schema para validação
[string]$DirLogFile -> Diretório para a geração do Log caso ocorram erros na validação

2 ) Geração de log de erro na validação do xml. Obs.: Os logs só serão gerados para os xmls com erro.

Um exemplo de uso ( bem simples, poderá ser melhorado conforme a necessidade de quem for utilizar ) :


1: /*/
 2: Function: U_PsXmlValid()
 3: Autor:  Marinaldo de Jesus
 4: Data:  16/08/2010
 5: Uso:  Validar Arquivos xml de acordo com o "schema" xsd
 6: /*/
 7: User Function PsXmlValid()
 8: 
 9:  Local aXml   := {;
10:        { "d:\books0.xml" , "d:\books.xsd" , "d:\"  },;
11:        { "d:\books1.xml" , "d:\books.xsd" , "d:\" },;
12:        { "d:\books2.xml" , "d:\books.xsd" , "d:\" },;
13:        { "d:\books3.xml" , "d:\books.xsd" , "d:\" },;
14:        { "d:\books4.xml" , "d:\books.xsd" , "d:\" },;
15:        { "d:\books5.xml" , "d:\books.xsd" , "d:\" };
16:       } 
17:                  
18:  Local cCommand := ""
19: 
20:  Local nLoop
21:  Local nLoops := Len( aXml )
22: 
23:  For nLoop := 1 To nLoops
24:   cCommand := "powershell.exe -NonInteractive -WindowStyle Hidden Validate-Xml.ps1  "
25:   cCommand += aXml[nLoop,1]
26:   cCommand += " "
27:   cCommand += aXml[nLoop,2]
28:   cCommand += " "
29:   cCommand += aXml[nLoop,3]
30:         WinExec( cCommand )
31:  Next nLoop
32: 
33: Return( NIL )
      



Esse exemplo é bem simples, mas serve para demonstrar o uso do "script" de validação. Nele os arquivos que serão validados estão em uma pasta de um diretório específico no meu note, altere-o de acordo com as suas necessidades e complexidades.
Não vou transcrever o "script" aqui uma vez que já o referenciei através do "link". Mas, como sempre, ao final do "post" vou disponibilizar todos os programas e arquivos associados para "download".
Para que seja possível executar o "script" alguns procedimentos deverão ser tomados:

  • Baixe e instale o Windows® PowerShell® na máquina cliente ( para execução no server leia o manual do Windows® PowerShell® );

  • Para que o "script" possa ser executado faz-se necessário autoriza-lo através do Windows® PowerShell®, sendo assim, execute o Windows® PowerShell® e digite o seguinte comando: get-help about_signing. Esse comando irá listar as opções de "Diretivas de Assinatura e de Execução" de "Script", leia-as atentamente. Mas se quiser pular esse passo (eu não recomendo) digite o seguinte comando no Windows® PowerShell®: Set-ExecutionPolicy Unrestricted. Esse comando fará que qualquer "Script" seja executado em sua máquina (mas atente para os ítens de segurança listados à partir do comando get-help about_signing).

  • Recomendo que o "script" seja copiado para a pasta de instalação do Windows® PowerShell®, no meu caso: C:\WINDOWS\system32\WindowsPowerShell\v1.0 . Dessa forma não será necessário passar o caminho completo ao Executar o PowerShell.exe.
Bem, Cristian Regazzo, acho que esse "post" vai "livrar a sua alma", e, melhor do que ele os arquivos que disponibilizo ao clicar aqui. O arquivo u_PsXmlValid.7z contém:
books0.xml a books5.xml, books.xsd ( que usei no exemplo ), o programa em Advpl u_PsXmlValid.prw e o "Script" Validate-Xml.ps1.
Bom proveito.
[]s
иαldσ dj

Comentários

Postagens mais visitadas