Como bem lembrado pelo Vitor Emanuel Batista ao comentar no "post"
Protheus :: "Static Function" fim da restrição de "escopo", existe agora a função StaticCall. Ela nos permite executar qualquer "static function" declarada em outro programa. Ela é comumente utilizada para executar a "Static Function MenuDef" que retorna um Array com as opções do aRotina. Mas pode, também, ser utilizada para executar qualquer "Static Function" declarada em outro programa que não o programa em uso. Sua Sintaxe é:
StaticCall(ProgramName,StaticFunctionCall,uparam1,uparam2,....,uparamN)
Onde:
ProgramName: Nome do Programa onde se encontra a "Static Function"
StaticFunctionCall: "Static Function" a Ser Executada
uParam1...uParamN: Parâmetros Formais da "Static Function"
|
Lembrando que como StaticCall executa a Função diretamente, os parâmetros ProgramName e StaticFunctionCall deverão ser passados de forma Literal e não com (") aspas e/ou (') apóstrofe. Chame-a como se estivesse executando a função diretamente. Ex.:
Prg1:
#INCLUDE "PROTHEUS.CH"
Static Function SomaMais1( nValor )
Return( nValor + 1 )
Static Function StackPop( aStack , uVal )
DEFAULT aStack := {}
aAdd( aStack , uVal )
Return( Len( aStack ) )
Prg2:
Static Function UsingPrg1()
Local aStack
Local nValor := 1
Local nStack
nValor := StaticCall( PRG1 , SomaMais1 , nValor )
nStack := StaticCall( PRG1 , StackPop , @aStack , 1 )
Return( NIL )
|
Ela irá retornar, em seu retorno formal, o mesmo conteúdo retornado pela "Static Function" e, poderá retornar, por referência, os valores passados nos parâmetros formais da função. Considerando que StaticCall é, agora, uma função "Nativa" da API do Protheus, recomendo o uso dessa ao do exemplo passado no post
Protheus :: "Static Function" fim da restrição de "escopo".
A grande vantagem de usar a StaticCall é poder "simular" a sobrecarga de parâmetros. Ou seja, posso ter várias funções com o mesmo nome, declaradas em programas diferentes, mas com parâmetros diferenciados que alteram o comportamento da função.
Outra vantagem da StaticCall, é saber, de ante-mão, em qual programa a função será executada. Então recomendo, que substitua as suas "User Functions" pelas "Static Functions" de forma a poder usufruir de todos os benefícios que ela poderá proporcionar. Apenas as funções chamadas diretamente no menu deverão continuar como User Functions.
[]s
иαldσ dj
...
Tirando esse post do baú...
ResponderExcluirno MDI o Menudef é executado por esta função, apresentando as opções no centro...
MVC executa o ModelDef e ViewDef utilizando tb.
abraço
Totvs acabou com StaticCall na versão 12.1.33, revendo o que fazer com o todas as chamadas que uso ;(
ResponderExcluirAcabar com a StaticCall ela não acabou. Só não permite a sua compilação para usuários que não possuem a chave de compilação. StaticCall está restrito a uso interno da totvs e, com o TLPP provavelmente será descontinuada. Existe solução de contorno para esta questão. Mas isso é uma outra história.
ExcluirNaldo, tem alguma soluçao para essa questao da staticcall? to procurando em todos os cantos e não achei nada... algum video de orientaçao?
ResponderExcluirSolução Tem. Mas se eu divulgar a TOTVS bloqueia. kkkkkkkkkkkkkkkk.
Excluir