Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

BlackTDN :: A Arte (e Desafio) de Dialogar com a IA: Mais Inteligência, Menos "Burrice"?

_Créditos das imagens: ChatGPT (DALL·E) ** A Arte (e Desafio) de Dialogar com a IA: Mais Inteligência, Menos "Burrice"? Recentemente, me deparei com um exemplo fascinante da capacidade das IAs generativas: um prompt detalhado que resultou na criação de um jogo 3D de labirinto com um soldado (você pode ver a versão em português do prompt/projeto aqui: [naldodj-3DMazeGameWithSoldier](https://raw.githubusercontent.com/naldodj/naldodj-3DMazeGameWithSoldier/refs/heads/main/README.md), baseado no original de [@nobody_qwert no X](https://x.com/nobody_qwert/status/1893584330095509843)). O resultado é impressionante, mas o que realmente me chamou a atenção foi a **complexidade e o detalhamento do prompt** necessário para chegar lá. Isso ilustra perfeitamente um ponto crucial: fazer a IA gerar *exatamente* o que queremos, seja código complexo ou texto coeso e específico, não é trivial. Exige clareza, precisão, antecipação de ambiguidades e, muitas vezes, várias iterações. É a chamad...

Protheus :: Advpl :: TMath[I/F]Str : O Processo de Implementação Continua...

Uma mexida aqui, uma alteração ali, uma revisão de conceitos acolá e eis que o mostro vai surgindo... (Dr. Frankstein ficaria orgulhoso)

O Processo de "criação", que pensei demorar um pouco mais, até que está sendo rápido. Um tempinho na hora do almoço, outro entre uma pesquisa aqui outra ali, atenção pra um, pra outro e...

A classe TMath e uma brincadeira bem divertida. Napier, Libiniz, Euler e outros grandes matemáticos, estes sim facilitaram as nossas vidas. Tive que reavivar vários conceitos e alguns, graças a Google e Wikipédia, achei facilmente.

Se baixou as versões anteriores, vai perceber que esta está um pouco diferente. Acredito que até a versão final muita coisa poderá ou não ser mudada.

Ainda falta a potência de números fracionários, calcular PI, Log, otimizar POW, dentre outras. Mas a idéia é essa, demonstrar pouco a pouco, como algo aparente difícil é, de fato, muito simples e que, com o domínio da linguagem podemos manipulá-la de forma a fazer o que queremos. Não preciso de "Fonte Padrão" para isso, apenas conhecer os operadores, a sintaxe, ter noção dos conceitos que serão manipulados e, acima de tudo, paciência. Codificar, recodificar, testar, depurar, otimizar, aprender, pesquisar e, principalmente, "Diversificar".

Bem, se deseja acompanhar o processo "evolutivo", clique aqui e baixe os códigos fontes das classes e exemplos.

Alguns "Links" interessantes sobre os Grandes Matemáticos:



[]s
иαldσ dj

Comentários

Postagens mais visitadas