BlackTDN Search

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Protheus :: Programação Básica em Advpl “Combo X”

Variáveis Numéricas:

O Advpl, na leitura de uma variável numérica, atribui, automaticamente, dez posições antes da casa decimal, a despeito do seu tamanho atual. Portanto, esse tamanho é passível de ser aumentado. Já em relação ao número de posições depois do ponto decimal é determinado quando você o atribui a ela. Assim, se para montar um Get, tivermos o seguinte bloco de programa:

Local nValor := 15.1270

@ 10 , 10 Say “Digite um novo valor:” Get nValor

nValor terá 4 posições após o ponto decimal e duas posições antes do ponto decimal ( conforme valor atribuído à variável ); portanto o Get usa 7 colunas da tela: 2 para antes do ponto decimal, uma para o próprio ponto decimal e quatro depois dele. Ao inicializar variáveis numéricas para uso em um Get, certifique-se de atribuir a elas o número correto de casas decimais ou utilize picture como em:

Local nValor := 15.12

@ 10 , 10 Say “Digite um novo valor:” Get nValor Picture @R 999.99999

Apesar de nValor ter sido declarado como tendo apenas 2 posições após o ponto decimal e ele ainda possuir dez posições antes do ponto, ao delimitarmos a digitação da informação definindo a Picture teremos ( para digitação ): 3 posições antes do ponto decimal, 5 posições após o ponto decimal ( além do próprio ponto ) totalizando 9 o número de colunas no Get para a visualização e manutenção do valor.

Obs.: Ao contrário das variáveis do Tipo Array e Caractere, que utilizam a função Len() para retornar o seus tamanhos, em AdvPl não existe função ou operador que retorne o tamanho de uma variável do tipo numérica. Mas nada impede de que ela seja desenvolvida pelo próprio usuário do sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário