BlackTDN Search

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Protheus :: Programação Básica em Advpl “Combo XXVII”

Instruções de Declarações:

Uma instrução de declaração é uma instrução para um compilador. Neste seção estamos interessados nas seguintes declarações:

LOCAL
PRIVATE
PUBLIC
STATIC

LOCAL, PRIVATE, PUBLIC e STATIC declaram variáveis.

Obs.: Para evitar ambigüidade entre campos e variáveis Private com o mesmo nome é recomendado a prefixação da variável Private com M->[Nome da Variável ] para identificar que é uma variável de memória e/ou prefixar o campo com o respectivo Alias usando o operador -> como em: [Alias]->[ Campo da Tabela ]. Obs.: Melhor do que declarar uma variável com o Mesmo nome do campo é declarar a variável utilizando a notação Húngara Modificada onde as variáveis são prefixadas com a letra minúscula correspondente ao seu tipo ( Em Inglês ).

Tipo: Exemplo:

"N"umeric nNumber "C"haracter cChar
"B"lock bBlock
"D"ate dDate
"L"ogic lOk
"O"ject oObj
"U"ndefined uVar

Lembrando que em Advpl as Variáveis não são prototipadas o tipo da variável só será conhecido apos a atribuição de algum valor a ela e que para testar o tipo podemos utilizar as funções ValType( ) ou Type( ). Onde: ValType avalia o conteúdo da variável passada como parâmetro para verificar o seu tipo, e Type(), primeiro, "macro-executa" a variável para obter seu conteúdo e de pois o avalia. Sendo assim, para usar a função Type() é necessário que a variável seja do Tipo Private ou Public

Nenhum comentário:

Postar um comentário