Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

BlackTDN :: Autenticação 2FA para Usuário Root no WSL

--- # naldodj-wsl-2FA ## Autenticação 2FA para Usuário Root no WSL ### Introdução O Windows Subsystem for Linux (WSL) é uma ferramenta poderosa que permite aos desenvolvedores executar um ambiente Linux diretamente no Windows. No entanto, a segurança é uma preocupação importante, especialmente quando se trata de acessar o usuário root. Neste post, vamos mostrar como configurar a autenticação de dois fatores (2FA) para o usuário root ao acessar o WSL, garantindo uma camada adicional de segurança. ### Objetivo Vamos configurar um script de login que valida a senha do root e usa autenticação 2FA baseada em Time-based One-Time Password (TOTP), usando ferramentas comuns como `openssl`, `oathtool`, e `perl`. ### Passo 1: Instalar as Ferramentas Necessárias Primeiro, precisamos garantir que temos todas as ferramentas necessárias instaladas. Isso inclui `openssl`, `oathtool`, e `perl`. ```bash sudo apt-get update sudo apt-get install openssl oathtool perl ``` Para os scripts em Lua.

Protheus :: Advpl :: Criando Pontos de Restauração

Uma coisa interessante nos SO´s é a possibilidade de criar “Pontos de Restauração” onde podemos restaurar o sistema a um “Estado” anterior. o Protheus deveria ter algo assim. Existem várias rotinas que exigem um “Ponto de Restauração” dentre elas: “Fechamento Mensal da Folha”, “Transferência de Funcionários”, “Configuração de TES”, “Parâmetros do Sistema”, “Atualização do Sistema”, … , dentre outras. Normalmente, usamos o “Restaurar Back UP” quando acontece algum problema durante esses processos. Mas, além dos processos citados, existem “Momentos” em que “Um Ponto de Restauração” seria uma excelente solução. As vezes precisamos saber e restaurar o estado do sistema em “Determinando Instante” e, o simples “Back Up” nem sempre é a melhor solução.

Vou implementar um processo de “Ponto de Restauração” baseado em uma Rotina Específica. Ela irá salvar o Conteúdo de alguns campos e de algumas tabelas que, a qualquer momento, poderão ser “Restaurados” ao seu valor original permitindo a consulta e/ou o reprocessamento. Vai ser limitada, uma vez que vai atender a uma necessidade específica e de acordo com a MIT(e ganho para atender a necessidade não (+) nem (–) ).

Mas gostei da idéia do “Ponto de Restauração” e vou implementá-la de forma Genérica também. Baseada em configurações. Obviamente que só o farei caso a TOTVS não roube implemente a minha idéia (o que seria uma boa) ou, caso a TOTVS venha a implementá-la de maneira ineficaz.

“Ponto de Restauração” : Em breve… em um blog perto de você.

[]s

иαldσ dj

Comentários

  1. Perfeito isso, ideia incrivel.
    Parabens pela iniciativa Naldo ;)
    Antes mesmo de ver a implementação, tenho ctza que ficara de primeira...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas