Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

🚀 Oferecendo Serviços Remotos de Desenvolvedor AdvPL e Mais 🖥️

🚀 Oferecendo Serviços Remotos de Desenvolvedor AdvPL e Mais 🖥️ Olá pessoal, Espero que este post encontre todos vocês bem! É com grande entusiasmo que compartilho que estou expandindo meus serviços como Desenvolvedor AdvPL para novos desafios e colaborações. Com mais de duas décadas de experiência sólida, minha jornada profissional tem sido enriquecedora, com a oportunidade de participar de projetos empolgantes ao longo dos anos. Agora, estou ansioso para trazer minha experiência e habilidades para novas equipes e projetos, trabalhando de forma remota. Minha expertise abrange não apenas AdvPL, mas também outras tecnologias-chave, incluindo JS, SQL, Infraestrutura e Otimização de Processos. Acredito que essa combinação de conhecimentos me permite oferecer soluções abrangentes e eficazes para uma variedade de necessidades de desenvolvimento. Acredito que a tecnologia tem o poder de transformar negócios e impulsionar o sucesso, e estou comprometido em ajudar meus clientes a alcançar seu

Protheus :: Advpl :: Pensamentos :: Alcançando a Proficiência

pro.fi.ci.ên.ci:a Ajuda

  1. qualidade de quem é proficiente; habilidade, competência

As vezes me pergunto: “Será que fui eu mesmo quem escreveu esse código?”. “Como cheguei à essa conclusão?”. “Porque usei esse algoritmo em detrimento do outro?”

Quando estou sendo eficiente, proficiente ou apenas “psicografando”?

O saber inibe? Devo ter vergonha em afirmar o que sei? Acredito que não. Se sou conhecedor, devo me fazer conhecido. O Conhecimento abre portas, expande o horizonte e te torna um “Proficiente”.

Percebi que aqui no “Estado do Rio de Janeiro”, e depois do papo com o Regazzo; não só aqui, as pessoas tem problemas com o “Superego”. Sempre que me “afirmo” como um profundo conhecedor da linguagem ADVPL, quando me afirmo como “o cara” sou repreendido. Ai fico pensando, será que o problema sou eu? Será que sou tão arrogante assim, ou como diriam os cariocas, tão “marrento assim”?.

Na realidade NÃO. Não é questão de ser arrogante e muito menos “marrento” a questão é ser “Proficiente”. E só se alcança a proficiência com muito conhecimento, com muita prática e com muito estudo. Pratico todas elas. Não aceito a explicação pela explicação. Quero entendê-la. Uso muito a frase: “Sou burro, desenhe”. Quero entender e me fazer entendido.

A minha história me fez alguém defensivo e desconfiado por natureza. Com a  constante necessidade de me “auto-afirmar”. Tive ajudas sim, poucas mas tive, mas tudo o que tenho, tudo o que, de fato aprendi, foi por conta própria. A idéia básica de “иαldσ dj” é compartilhar o conhecimento. Na realidade a idéia principal é “Aprender a Aprender”. Pois, sempre que compartilho algo também aprendo. Pois tenho que pesquisar e aprender a aprender e, posteriormente, multiplicar.

иαldσ dj também precisa de dinheiro. Preferiria ser conhecido como иαldσ dj D & D (Dinheiro e Desenvolvimento ou o Inverso, a ordem dos fatores não alterará o produto D), mas não, resolvi compartilhar, mas a idéia aqui é [ – ( ( 2 x D ) / 2 )  + C ]. Onde o foco não é fomentar o Ganho do $ (isso é apenas conseqüência), mas sim, fomentar o conhecimento. A Coisa certa. O ato e o fato. TOTVS é S/A, иαldσ dj Público.

Então, não se iniba em comentar, criticar. Isso ajudar-me(nos)-a  a melhorar sempre e sempre.

Deixemos a Onipotência e a Onipresença aos Deuses. E, como meros mortais, compartilhemos. “Crescei e multiplicai-vos” não serve apenas para a perpetuação da espécie, mas também para a perpetuação do conhecimento (Quando um agnóstico cita uma referência “Bíblica” é, porque, de fato, algo de bom, além da religiosidade, ela nos prega).

Sejamos Proficientes no relacionamento, no conhecimento e na vida.  E a proficiência só será alcançada com muito estudo, muita pesquisa e muita dedicação.

“Eis o que há”.

[]s

иαldσ dj

Comentários

  1. Olá Marinaldo, tudo bem ?

    Gostaria de passar aqui a minha pequena exp. na área....

    Desde que comecei a trabalhar em grandes empresas de Tecnologia eu percebi que existem uma grande quantidade de pessoas que você vai conhecer com o passar do tempo que são mais experientes que você e que consequentemente possuem um conhecimento maior que vocês, infelizmente o que eu vejo é que em muitos destes cenários estas pessoas tem que se sobressair de alguma maneira, mostrando a sua importância... eu notei que muitas ajudavam seus colegas mas por mero conhecimento, pois quando um colega saia da empresa, e o mesmo pedia ajuda novamente a este colega o "antigo" e mais "experiente" nega esta ajuda, pois isto não vai agregar nenhum "poder" para este.

    Infelizmente, hoje, na nossa área, o que eu vejo pelo menos é um cenário de centenas de pessoas arrogantes, a maioria pregando seu alter-ego e mesmo assim acha que isto é o correto, eu sinceramente sinto vergonha alheia por estas pessoas.

    Como descrito no post do msn, o que o "Cristian" diz é a verdade, muitos colegas nossos utilizam conhecimento que esta na internet e toma como seu, pois acredita ser um lugar público, porém, quando se trata de algo que o mesmo cria (o que nestes casos, eu acredito que também seja "plágio") o mesmo que os "direitos autorais" sejam respeitados.

    Poucos, mas muito poucos mesmo, fazem que nem você e dividem uma experiência rica e que pode ser realmente aproveitada no dia a dia do profissional Microsiga.

    Eu mesmo aprendi muito com seu blog, mesmo não trabalhando mais com a tecnologia Microsiga eu acompanho por ser uma fonte rica de conhecimento, por isso, eu também espero que você não deixe de fazer o que você faz hoje =)

    Temos que ter exemplos como você para que, possamos além de crescer profissionalmente, até como pessoa.

    Grande abraço, Mateus.

    ResponderExcluir
  2. Você Realmente tem muito conhecimento e faz algo que poucos fazem, que é compartilhar...
    Parabéns...
    Como você é carioca vou citar o exemplo do Romário... hehehe

    Let's share...

    ResponderExcluir
  3. Mano, teve a manha!

    Creio que a auto-afirmação, como no seu caso, é mal vista pelos que já estão derrotados e se entregaram a incapacidade de evoluir.

    Onde trabalho tive/tenho um caso parecido, não que eu seja 'o bom', mas sei o que sei por pesquisa e estudo.

    O caminho do saber nunca foi facil, e nunca será, no minimo pode ser prazeroso e os frutos serão colhidos... e onde trabalho sou um dos melhores, visto que os outros 'melhores' possuem mais de 5 anos de Protheus e eu 2 anos. Eles são os chamados 'dinossauros' sabem muito são feras, mas com cerebro fechado para novidades.

    E (eles em seu circulo fechado) tentam me anular, me isolando desse grupo e jogando pedras em meu caminho. Tenho pego coisas dificeis, complicadas e todas exigidas a um tempo quase que limite. Querem provocar uma falha a qualquer preço, mas mal sabem que uso cada pedra encontrada em meu caminho para construir um caminho para que outros possam segui-lo.

    Apesar de não saberem, sou muito grato a eles.
    Agradeço também a você e outros que ajudam a subir mais degraus a cada dia.

    E seguindo o exemplo, multiplico dividindo meu conhecimento, pois como um bom jogador de WAR aprendi que é preciso DIVIDIR PARA CONQUISTAR.

    Abs,
    Um desenvolvedor

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BlackTDN :: RLeg ~ Desvendando a Função ParamBox

Para quem precisar desenvolver uma interface de entrada de dados, coisa rápida, e não quer ter aquele trabalhão danado que todos já sabemos, o Protheus tem uma função que ajuda muito, é uma interface semelhante a função Pergunte, porém com muito mais opção de objeto de entrada de dados, alias até colocar o scrollbox desta interface com todos os objetos em outra MsDialog ou Wizard é simples. Vejam o exemplo abaixo, boa sorte! Rleg. //---------------------------------------------------------- // Função exemplo utilizando a função ParamBox() //---------------------------------------------------------- User Function xParamBox() Local aRet := {} Local aParamBox := {} Local aCombo := {"Janeiro","Fevereiro","Março","Abril","Maio","Junho","Julho","Agosto","Setembro","Outubro","Novembro","Dezembro"} Local i := 0 Private cCadastro := "xParambox" // ---------------

BlackTDN :: Customizando a interface de Login no Protheus e by You

A publicação “ BlackTDN :: By You e sua nova tela de login ”  de nosso amigo OBona deu o que falar e, em função disso, esse que a muito não vos escreve resolveu criar uma versão onde será possível personalizar, “por completo”, a tela de login no Protheus/by You. Considerando que OBona já havia “mapeado, identificado e customizado” as imagens peguei-as emprestadas para o exemplo que se segue: O primeiro passo para a customização “total” da interface de login do Protheus/by You será implementar o “Ponto de Entrada” ChgPrDir (Diretório de impressão) . Usaremos esse PE juntamente como programa U_FindMsObject.prg (apresentado pela primeira vez em: Protheus :: ADVPL : The Container : Presents Pandora's box ). Diferente do exemplo proposto por OBona, que substitui, durante o processo de compilação, as imagens padrões do sistema (excluindo-as) por imagens customizadas (com o mesmo nome) este novo exemplo mantém, no RPO, as imagens padrões adicionando novas imagens customizadas que serã

Protheus :: Chamando Funções do Menu Diretamente e sem a Necessidade de Login

Ferne$ perguntou: "...é possível abrir alguma rotina do sistema sem solicitar login ao usuário, como por exemplo a rotina MATA010..." Sim Ferne$, é possível sim. Abaixo um Exemplo para a Chamada à função MATA010 sem a necessidade de Login no sistema. #INCLUDE "PROTHEUS.CH" #INCLUDE "TBICONN.CH" /*/ Funcao: MATA010Ex Data: 30/04/2011 Autor: Marinaldo de Jesus Descricao: Executar a Funcao MATA010 diretamente sem a necessidade de LOGIN no Protheus Sintaxe: 1 ) U_MATA010Ex ( Chamada diretamente na Tela de Entrada do Sistema ) ; ou 2 ) totvsclient.exe -q -p=u_MATA010Ex -a=01;01 -c=rnp_local -e=rnp -m -l ( Chamada Via Linha de Comando ) /*/ User Function MATA010Ex( cEmpFil ) Local aEmpFil Local bWindowInit := { || __Execute( "MATA010()" , "xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx" , "MATA010" , "SIGAFAT" , "SIGAFAT", 1 , .T. ) } Local cEmp Local cFil Local cMod Local cModName := "SIGAFAT" DEFA