Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

BlackTDN :: Autenticação 2FA para Usuário Root no WSL

--- # naldodj-wsl-2FA ## Autenticação 2FA para Usuário Root no WSL ### Introdução O Windows Subsystem for Linux (WSL) é uma ferramenta poderosa que permite aos desenvolvedores executar um ambiente Linux diretamente no Windows. No entanto, a segurança é uma preocupação importante, especialmente quando se trata de acessar o usuário root. Neste post, vamos mostrar como configurar a autenticação de dois fatores (2FA) para o usuário root ao acessar o WSL, garantindo uma camada adicional de segurança. ### Objetivo Vamos configurar um script de login que valida a senha do root e usa autenticação 2FA baseada em Time-based One-Time Password (TOTP), usando ferramentas comuns como `openssl`, `oathtool`, e `perl`. ### Passo 1: Instalar as Ferramentas Necessárias Primeiro, precisamos garantir que temos todas as ferramentas necessárias instaladas. Isso inclui `openssl`, `oathtool`, e `perl`. ```bash sudo apt-get update sudo apt-get install openssl oathtool perl ``` Para os scripts em Lua.

BlackTDN :: Pensamentos : Bjarne Stroustrup

“Nenhuma linguagem de programação é perfeita. Felizmente, uma linguagem de programação não precisa ser perfeita para ser uma boa ferramenta para construir grandes sistemas. Na verdade, uma linguagem de programação de uso geral não pode ser perfeita para todas as diversas tarefas que lhe são atribuídas. O que é perfeito para uma tarefa freqüentemente é seriamente imperfeito para uma outra, porque a perfeição em uma área implica especialização.” …

“Nem tudo pode ser expresso diretamente usando-se os recursos primitivos de uma linguagem. Na verdade, isto nem mesmo é o ideal. Recursos de linguagens existem para suportar uma variedade de estilos e técnicas de programação. Conseqüentemente, a tarefa de aprender uma linguagem deveria concentrar-se em dominar os estilos nativos e naturais para aquela linguagem  - e não no entendimento de cada pequeno detalhe de todos os recursos da linguagem.”

“Em programação prática, existe pouca vantagem em conhecer os recursos mais obscuros da linguagem ou em usar o maior número de recursos. Um único recurso da linguagem, isoladamente, é de pouco interesse. Somente no contexto oferecido por técnicas e por outros recursos é que o recurso adquire significado e interesse.” …

Stroustrup, Bjarne
      A linguagem de programação C++ / Bjarne Stroustup; trad. Maria Lúcia
Blanck Lisbôa e Carlos Arthur Lang Lisboa. – 3a. ed. – pág. 48 – Porto Alegre: Bookman, 2000.

Comentários

Postagens mais visitadas